Olhar para o outro

02/10/2017

Neste fim de semana participei como "Suporte de T.I" em um curso voltado para terapeutas ministrado pela minha esposa que é psicóloga.

Foi uma experiência muito interessante visto que tenho formação 100% em exatas e estou em vias de agregar meus conhecimentos em T.I focado na análise comportamental de colaboradores x corporações.

Como estava na qualidade de observador, pude notar obviamente que o objetivo comum que movia todos os participantes era aprender novas técnicas, mas, muito mais do que isso era o "Olhar para o outro".

Olhar para o outro, mas sem pré-conceitos, julgamentos, pré-diagnósticos e por aí vai. Os profissionais estão genuinamente focados em entender o problema do paciente e ajuda-lo a resolve-lo.

Pensem nos ganhos que as corporações e colaboradores teriam em seus processos, no dia a dia e nas atividades fim se realmente "Olhássemos para ou outro".

"Olhar para o outro" no mundo corporativo significa ouvir as necessidades do outro, entender que dependendo do que fizermos temos impacto direto nas falhas em processos e muito pior, indiretamente causar algum tipo de estrago nas atividades fim da Corporação.

Existem maneiras de ajudar? Acredito que sim, mas primeiramente passa por líderes visionários que tem em mente que a corporação é um organismo que é cópia do seu líder ou líderes e que pode se utilizar de metodologias voltadas ao comportamento dos colaboradores e da corporação tais como: Psicodrama*, LSP (Lego Serious Play)** e Constelação Organizacional***.

É necessário que os líderes estejam genuinamente engajados e os colaboradores enxerguem isso como uma grande possibilidade de crescimento profissional e como ser humano também.

E você colaborador, acha que está pronto para "Olhar para o outro" sem pré-conceitos, julgamentos e pré-diagnósticos?

Definições:

* Psicodrama:Metodologia fundamentada nas relações interpessoais, na ação e em papéis para desenvolver funcionalidade espontânea e criativa em grupos.

**Lego Serious Play-(LSP)

LEGO, the LEGO logo, SERIOUS PLAY, the Minifigure, the Brick and the Knob configuration are trademarks of the LEGO Group.

©2017 The LEGO Group.

***Constelação é uma dinâmica que foi desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger e tem como objetivo buscar soluções para todo tipo de questão: familiar, pessoal, profissional e, inclusive, organizacional.

No âmbito das organizações, a Constelação pode ser usada para buscar respostas sobre diversas questões e ajudar na tomada de decisões empresariais como, por exemplo, avaliar o impacto de novas estratégias e estruturas, revelar como lançamentos de produtos serão recebidos pelo mercado, identificar dinâmicas de relacionamento entre áreas dentro e fora das empresas, entre outras. Desta forma, o cliente acrescenta perspectivas que vão além da análise cognitiva e incluem outras percepções que contribuem na tomada de decisões e na busca de soluções.

(Fonte: Revista Exame: Por José Luiz Weiss Publicado em 22 ago 2016, 12h15)